top of page

EVOLUÇÃO E SUPREMACIA DE GTA

  • Foto do escritor: Ancião
    Ancião
  • 5 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2020

Não há dúvidas. Até quem não entende muito sobre videogames já ouviu falar sobre GTA. A lendária saga da Rockstar, que se iniciou em 1997, é uma das franquias de maior sucesso no mundo dos games, se não a maior de todos os tempos. Talvez nem todos se recordem, mas o jogo evoluiu muito: de um simples 2D a um dos mais avançados e interativos mundos virtuais da história.



Polêmico, pelo seu teor adulto e debochado, o jogo sempre foi alvo de pais mais conservadores, que não permitiam ou não gostavam que os filhos se envolvessem com algum jogo da franquia. Mesmo assim, o último jogo lançado se mantém no topo da lista dos mais jogados desde seu lançamento, em 2013. GTA V ultrapassou, em maio, a marca de 130 milhões de vendas. A versão online do game é a principal responsável por manter o protagonismo do jogo e torna-lo um dos mais populares de todos os tempos.


Algo que agrada muito os fãs é a complexidade das histórias contadas e as possibilidades de interação com o mapa e seus personagens, além, é claro, de toda a ação. Seja online ou offline GTA é um queridinho desde sempre. Por isso, decidimos mostrar toda a evolução do jogo, com um resumo de cada história.

Grand Theft Auto

Primeiro jogo da série, lançado em 1997 pela DMA, Take-Two Interactive, empresa detentora da conhecida Rockstar Games. Os gráficos são compatíveis com a tecnologia da época, são mais simples, em 2D, com a câmera posicionada acima do personagem.

Existiam oito opções de protagonistas, porém o enredo era o mesmo para todos. Logo no primeiro jogo, as cidades fictícias de Liberty City, San Andreas e Vice City, inspiradas em Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente, são introduzidas.


Cada um dos personagens tem uma história específica e precisa realizar missões como roubar carros e fugir da polícia. Inclusive, Grand Theft Auto é um termo em inglês equivalente a “roubo qualificado de automóveis”, aqui no Brasil.




Grand Theft Auto 2

GTA 2 (1999) segue os moldes do primeiro, porém não utiliza as cidades criadas para o jogo passado. A história se passa na cidade de Anywhere City, sem muitas referências a cidades reais.


Com ainda mais violência que a versão anterior, GTA 2 chegou a ser proibido em alguns países, principalmente por incluir organizações criminosas reais, como Yakuza. Outro ponto marcante do jogo foi um curta produzido em live-action para ser usado como abertura do game, dando vida a Claude Speed, o protagonista do jogo.




Grand Theft Auto III

Marcante para a saga, GTA 3 estreia a franquia no mundo 3D. Mantém-se o personagem em terceira pessoa, porém a câmera passa a acompanha-lo por um ângulo mais próximo e móvel. Chegou a receber prêmios de “Jogo do Ano”.


Mais uma vez, o jogo contém muita criminalidade e continua acompanhando as aventuras de Claude Speed, dessa vez em Liberty City. Seu lançamento ocorreu em 2001 e foi considerado um dos jogos mais importantes da sexta geração dos consoles.




Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas

Reunimos esses dois por terem sido lançados próximos ao GTA 3 e terem características parecidas (2002 e 2004, respectivamente). Assim como o antecessor, ambos são sucessos absolutos de venda e figuram entre os games mais importantes de todos os tempos.


A forma como se explorou as cidades de Vice City e San Andreas fez com que os fãs da franquia ficassem ainda mais viciados. A maneira de desenvolver o enredo também ganha grande destaque.


Em Vice City, conta-se a história de Tommy Vercetti, enquanto San Andreas retrata Carl Johnson, ou CJ, para os mais próximos. O primeiro se baseia na década de 80, enquanto o segundo, na década de 90. Após a transição para o mundo 3D, San Andreas passou a ser um estado, tendo sido inspirado nos estados da Califórnia e de Nevada. Los Santos é a principal cidade, e é inspirada em Los Angeles.




GTA: San Andreas alcançou a insuperável marca de maior número de vendas para PlayStation 2.






Grand Theft Auto IV

Como os outros jogos da franquia, foi mais um grande sucesso da Rockstar e tem o recorde de produto de entretenimento com arrecadação mais rápida, foram 310 milhões de dólares em um dia e 500 milhões em uma semana.


O jogo foi lançado em 2008 e acompanha Niko Bellic, russo que vai viver com seu primo, Roman Bellic, em Liberty City. Foi muito bem avaliado pela crítica e, como sempre, deu polêmica!




Grand Theft Auto V

Um dos jogos mais aguardados e vendidos de todos os tempos. Como citado, continua no topo desde 2013, tendo atualizações frequentemente dos modos online, o que mantém e atrai o público cada vez mais.


O enredo do jogo é um compilado das histórias de Franklin Clinton, Michael de Santa e Trevor Philips, personagens com características bem diferentes que se unem para o cumprimento de diversas missões em uma trama rica e detalhista. O mundo aberto de GTA V é gigantesco e complexo.





Como deu para perceber, todas as edições de Grand Theft Auto tiveram sucesso astronômico, por apresentar algo novo, bem trabalhado e roteirizado. O que deixa os fãs da franquia ainda mais ansioso pelo próximo capítulo da saga. Existem muitas especulações, mas pouca coisa confirmada. Espera-se que o cenário de fundo seja Vice City. A nós resta aguardar e ficar ligado para não perdermos nada.





Ficha Técnica:

Texto: Gabriel Mota

Arte: Gabriel Mota

Direção de Arte: Guilherme Rocha

Redator Chefe: Gabriel Mota

Kommentare


bottom of page