top of page

A Surpresa Sul Coreana Que Dominou O Oscar 2020

  • Foto do escritor: Ancião
    Ancião
  • 10 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2020

Surpreendendo boa parte de quem acompanhou o Oscar 2020, o filme sul coreano, Parasita, desbancou o favorito 1917 e foi escolhido pela Academia como o Melhor Filme do ano. Não bastasse o prêmio mais importante da noite, o filme ainda foi que mais ficou com as estatuetas douradas nesta edição do evento, somando quatro prêmios (Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção e Melhor Filme).



A felicidade estampada no rosto de todos os integrantes de Parasita ajudava a compreender o feito histórico conquistado pela equipe. O diretor, Bong Joon-Ho, ficou surpreso ao ser anunciado como Melhor Diretor, já que o favorito era Sam Mendes (1917). Nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional podia se esperar que a produção saísse vencedora, mas a grande surpresa foi na categoria principal. Parasita entrou para a história das produções audiovisuais por ser a primeira de língua não inglesa a receber o Oscar de Melhor Filme.


O filme conta a história de uma família que busca ascender social e economicamente e que para isso está disposta a qualquer coisa. Uma possível solução se apresenta quando encontram uma família rica que necessita de empregados para certas tarefas. A família pobre, então, vê uma oportunidade para tirar proveito da situação e empregar todos os seus membros. A partir daí, uma série de reviravoltas toma conta da trama de maneira inexplicável, deixando o espectador de queixo caído.



Por baixo de muitos acontecimentos surpreendentes, é possível perceber camadas subliminares que auxiliam na narrativa, que faz críticas ao distanciamento das classes sociais e comportamentos apresentados por todas elas. Além disso, os cenários também são elementos importantes na narrativa. Ao final do filme, fica o questionamento sobre o motivo do nome escolhido, quem são os parasitas? E isso é evidenciado na relação entre os personagens no decorrer da trama.


Por fim, Parasita é um filme completo no qual cada detalhe em cena é importante e que a todo momento nos faz refletir sobre, principalmente, as relações humanas e como se moldam por meio do prestígio social e financeiro. Todo o seu sucesso parte do fato de apresentar uma proposta bem diferente das outras produções. Por esses motivos é possível compreender as escolhas da Academia que tornaram o filme o mais premiado no Oscar 2020.



Ficha Técnica:


Texto: Gabriel Mota e Pietra Guimarães

Arte: Gabriel Mota

Direção de Arte: Guilherme Rocha

Redator Chefe: Gabriel Mota

Comments


bottom of page