top of page

POR QUE SÉRIES INVESTIGATIVAS PRENDEM O PÚBLICO?

  • Foto do escritor: Ancião
    Ancião
  • 18 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2020

Hoje o Reator tem uma pergunta: Por que, independente da época, sempre há uma série com conteúdo criminal, ou investigações policiais, em alta? O gênero existe desde os primórdios das séries televisas e parece nunca enjoar os espectadores. Na matéria de hoje, vamos tentar desvendar esse mistério tão enigmático. Inclusive, se você tiver alguma hipótese, já compartilha com a gente nos comentários!



A história das séries televisas começa com uma sitcom oposta ao gênero policial, lá na Inglaterra, no ano de 1946. A produção teve apenas uma temporada de dez episódios e se chamava “Pinwright’s Progress” e mostrava as trapalhadas de J. Pinwright na tentativa de comandar uma loja, mas sempre era surpreendido por situações inusitadas, causando risos do público que assistia as gravações em um teatro.


Pinwright's Progress, BBC



Há registros de produções policiais desde 1951, pouco tempo após a criação de “Pinwright’s Progress”. “Boston Blackie”, “Os Intocáveis” e até mesmo, uma série de contos escritos pelo memorável Alfred Hitchcock, “Alfred Hitchcock Presents”, são alguns dos títulos que figuraram nas televisões na década de 1950.


Alfred Hitchcock Presents, CBS e NBC


Com o passar dos anos muitas outras séries, com conteúdo similar, se tornaram queridas pelo público. Mistério, suspense e investigação são fatores que nos prendem às telas e, inclusive, tiram nosso sono, ao pensar como o protagonista irá contornar a difícil situação.


Rola até aquela simpatia pelos criminosos, em algumas vezes. Quem não torceu pela fuga de Michael Scofield e Lincoln Burrows em “Prison Break”? Ou pelo sucesso no assalto dos comandados pelo Professor, em “La Casa de Papel”? Sem esquecer da dupla dinâmica formada por Walter White e Jesse Pinkman, em “Breaking Bad”. Até na comédia o gênero tem espaço, como nas geniais soluções encontradas pelos membros do distrito 99, de Brooklyn Nine-Nine.


Breaking Bad, ABC


Além da curiosidade pela solução de crimes enigmáticos (o interesse já começa na infância com Scooby-Doo), o que faz com que haja grande interesse por conteúdos com teor de violência, criminalidade e perseguição? Fora as séries já citadas, com números históricos de audiência, atualmente “Peaky Blinders”, “Vis a Vis” e “White Lines” figuram entre as mais assistidas e são muito comentadas.


Peaky Blinders, BBC


Em 2013, foi divulgado o resultado de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Wisconsin-Madison (Estados Unidos) e da Universidade de Augsburg (Alemanha) a respeito das motivações que levam o público a apreciar esse tipo de produção. Em geral, os resultados indicavam que os maiores motivos eram: identificação com personagens e relação com a vida real.


Na pesquisa, foram avaliados 482 voluntários, com idades variando de 18 a 82 anos. Após assistirem a alguns trailers de filmes do gênero, os participantes respondiam um questionário justificando quais das produções gostariam de assistir até o final.


Bom, independente dos motivos, todos hão de concordar que séries investigativas/ criminosas são eletrizantes e sempre deixam aquela inquietação de como as situações serão resolvidas. E, na maioria das vezes, os planos arquitetados pelos personagens surpreendem e nos deixam de queixo caído. Por isso, esse tipo de produção sempre estará em alta.

Texto: Gabriel Mota

Arte: Gabriel Mota

Direção de Arte: Guilherme Rocha

Redator Chefe: Gabriel Mota

Comments


bottom of page