Dracula: O Vampiro Mais Famoso e Temido da História
- Ancião
- 3 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2020
Um clássico sempre será um clássico. Possivelmente, em todas as histórias antigas que conhecemos há uma modificação quando contada por diferentes pessoas, o conto de Bram Stoker sobre o vampiro mais conhecido e temido não foi diferente. Talvez, a obra seja a mais popular e duradoura, sendo a aparência, o charme e a sensualidade de Drácula os únicos aspectos mantidos.

A nova minissérie, produzida por BBC e Netflix, traz personagens e cenários em uma obra original de Steven Moffat e Mark Gatiss, conhecidos pela produção da série Sherlock. Em Drácula, seguem a mesma linha na quantidade de episódios, três a cada temporada.
O primeiro episódio de Drácula é contado por meio de flashbacks, relatados pelo advogado Jonathan Harker para irmã Agatha Van Helsing. Ao fazer uma viagem a trabalho para o castelo do Conde, na Transilvânia, o advogado fica por um mês na companhia do vampiro. Harker percebe que conforme cada dia se passava, ele “envelhecia”, enquanto Drácula ficava cada vez mais jovem. No final do episódio, Agatha e Drácula se conhecem e, a partir desse momento, o fascínio da freira pela história do vampiro fica claro.
Diferente do primeiro episódio, em flashback, o segundo retrata sonhos e usa como cenário uma partida de xadrez, um barco, um grupo de suspeitas e um mistério a se solucionar. Essa passagem mostra a saída do Conde da Transilvânia para seu destino de ambição, Londres. O episódio anterior deixou perceptível que, além de Drácula usar Jonathan para se alimentar, ele o usa para aprender melhor o inglês britânico, já que o advogado era da Inglaterra.
Trazer Drácula para o presente, no fim da temporada, não foi uma surpresa, se tratando dos produtores. Ignorada a possibilidade de fazer o monstro moderno, as características e personalidades do Conde se mantiveram, mesmo que contextualizadas. Nesse novo mundo, ele procura a noiva perfeita, mas no final acaba descobrindo que, durante sua vida toda, alguns acontecimentos não foram verdadeiros.
A minissérie, entretanto, divide opiniões. Alega-se que o problema do final da temporada é perder o foco no desfecho da história, o que era esperado por alguns. Ainda assim, o conjunto da obra agrada a outra parcela dos espectadores.
Ficha Técnica:
Texto: Pietra Guimarães
Arte: Gabriel Mota
Direção de Arte: Guilherme Rocha
Redator Chefe: Gabriel Mota
Comments